Regional | Publicado em 07/11/2015
Programação cultural celebra a Consciência Negra

 




SecultBA comemora o Novembro Negro com programação cultural em espaços culturais

em Salvador e todo o estadoCom intuito de promover ações afirmativas no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promove shows, mostras, espetáculos de teatro, dança e palestras que enfatizam a importância da cultura de matriz africana na Bahia. Entre os destaques da programação, estão a programação mensal do Pelourinho, a abertura da exposição Gullah, Bahia, África, do linguista americano Lorenzo Turner e duas caminhadas sobre a temática que contam com apoio da SecultBA. A programação completa pode ser conferida no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br).


 

Em Salvador, as praças do Pelourinho promovem ações durante todo o mês. No total, serão 61 eventos realizados e apoiados pela SecultBA com destaque para a Consciência Viva, uma programação especial entre os dias 17 e 21 voltada à celebração da cultura negra no Pelourinho. No dia 07, o Largo Tereza Batista recebe o Circuito da Rima Improvisada, às 19h. O evento promove uma batalha entre MC’s de diferentes bairros da cidade. No dia 08, o bloco afro Olodum se apresenta no mesmo largo, às 14h. A edição traz uma homenagem aos heróis da Revolta dos Búzios e celebra os 28 anos do primeiro disco de samba reggae do mundo, o Egito Madagascar, lançado pelo grupo em 1987. No dia 09, às 19h, o Largo Pedro Arcanjo recebe o showMulheres Negras: Olhando adiante, Marchando em Frente. O evento terá shows do Ilê Aiyê, Didá e Cortejo Afro, além da participação especial de Juliana Ribeiro e Meire Reis.

 

No dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, serão realizadas duas caminhadas com apoio da SecultBA: a XXXVI Marcha Zumbi dos Palmares, uma realização da Coordenação Nacional de Entidades Negras, às 15h, com saída do Campo Grande com destino à Praça Municipal; e a 15ª Caminhada da Liberdade, realizada pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, que contará com trio elétrico saindo da Lapinha com destino à Baixa  dos Sapateiros e microtrio saindo do Curuzu com destino à Lapinha.

 

Ainda em Salvador, o Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço cultural administrado pela SecultBA, reúne uma programação que contempla diversas atividades em multi linguagens tais como o espetáculo Alice no País da Diversidade nos dias 10 e 11, às 15h; projeto Muda Engenho, no dia 14, às 18h; a mostra Artes do Engenho – Consciência Negra entre os dias 17 e 22; as apresentações musicais Afoxé é Cultura, no dia 27, às 14h e Concerto da Consciência Negra – NEOJIBA, da Orquestra Infanto-Juvenil do Sesi, uma das orquestras do Programa Neojiba, no dia 28, a partir das 16h; e o Encontro Vício Cacheado no dia 29, às 9h.

 

Cultura negra em destaque nas bibliotecas públicas – Biblioteca Virtual Consuelo Pondé realizará, neste mês, duas programações especiais: a exposição Gullah, Bahia, África, do linguista americano Lorenzo Turner, que estará aberta a visitação pública de 24 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016. A exposição reúne informações sobre a pesquisa que Turner realizou na Bahia e na Carolina do Sul (Estados Unidos), exibindo fotografias e áudios de gravações dos terreiros de candomblé da Bahia registradas no século passado pelo linguista. Um dia antes, em 23 de novembro de 2015, às 14h, a biblioteca também realizará uma homenagem aos 10 anos da inscrição do ofício das baianas de acarajé no Livro dos Saberes, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), reconhecendo o ofício como patrimônio cultural brasileiro.

 

Biblioteca infantil Monteiro Lobato, em Nazaré promoverá até o dia 30 de novembro o Jogo de Memória sobre o continente africano, além de oficina de máscaras africanas, teatro e bate papo com ativistas que militam em prol da igualdade racial.

 

As Bibliotecas Públicas em Salvador – Barris (Biblioteca Pública do Estado), Nazaré (Biblioteca Infantil Monteiro Lobato), Costa Azul (Biblioteca Pública Thales de Azevedo), Rio Vermelho (Biblioteca Juracy Magalhães Jr.) e Pelourinho (Biblioteca Anísio Teixeira) – além da de Itaparica (Biblioteca Juracy Magalhães Jr.), terão atividades abertas à participação pública, como exibição de filmes temáticos, exposições e oficinas, além de diversas contações.

 

Programação nos museus apresentam história africana - Centro Cultural Solar do Ferrão, localizado no Pelourinho, continua recebendo a exposição África até o dia 15, que conta com fotografias de regiões urbanas e rurais da Libéria e da Guiné, capturadas pelo arquiteto pernambucano Cássio Nogueira. Através das imagens, o público tem a chance de aprender sobre o cotidiano de pequenos vilarejos e capitais, famílias, trabalho, lazer, arte, tradições, comércio, e uma série de recortes sobre a vida e a realidade dos locais capturados pelo fotógrafo.

 

Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador recebe a exposição Faces de 06 a 30, das 14h às 19h. A mostra do fotógrafo baiano Alvaro Villela retrata a interpretação do artista aos quilombolas nas comunidades da Barra e do Bananal, que existem desde o século XVII às margens do rio Brumado, na Chapada Diamantina.  A entrada é franca.

 

Programação no interior do estado - O Centro de Cultural de Alagoinhas receberá o projeto Pretos Porque Sim, que expõe fotografias da população negra do início do século XX até a atualidade, seguidos do desfile de indumentárias afro, mostra de dança e bate-papo com lideranças do movimento do município. O espaço também vira palco para os debates do Encontro Cultural Afro Brasileiro, que tem como objetivo preservar e valorizar a cultura negra de Alagoinhas e região com apresentações culturais e rodas de diálogo para o fortalecimento de políticas culturais para o segmento. Dando continuidade às atividades, o espetáculo Exu, a Boca do Universo, realizado pelo Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas, volta a se apresentar em sua cidade natal. A apresentação, que acontecerá no dia 25, às 20h, dará abertura à primeira edição da Semana NATA de Atividades, que contará com oficinas teatro, apresentação de espetáculos e bate papo com toda equipe após a apresentação. A entrada é franca.

 

Centro de Cultura de Guanambi recebe também o espetáculo Pretas Por Ter. O texto de Alberto Damit foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro. A narrativa faz uso da comédia como veículo de reflexão. As entradas custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

 

No Centro de Cultura de Porto Seguro, o instituto Sociocultural Brasil Chama África, organiza a oitava edição do Desfile a Mais Bela Chama da África no dia 19, às 19h. A ação tem como objetivo elevar auto-estima dos Jovens negros do município. A entrada é franca.  Após o desfile, o projeto Kizomba- resistência de um povo, em parceria com o Movimento Negro de Porto Seguro promove dança, música, gastronomia, capoeira, oficinas de turbantes e tranças. A entrada também é franca.

 

O Teatro Dona Canô, localizado no município de Santo Amaro, virará espaço de debate e reflexão no II Encontro das Crespas & Cacheadas de Santinho. O evento que acontece no dia 29, às 8h, tem como objetivo promover a valorização da mulher negra através de ações como palestra sobre estética negra, debate sobre o papel da mulher negra na sociedade, oficinas de turbante, fitagem e tranças etc. A entrada é gratuita.

 

Novembro Negro – O mês de novembro traz a reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro, data escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. A data foi criada em 2003 e instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Também por meio desta lei, se tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país, onde os alunos estudam a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

 

Programação Novembro Negro- SecultBA

Quando: De 01 a 30 de novembro de 2015.

Mais informações:

Telefone: 71 3103- 3442

Site: www.cultura.ba.gov.br
Fotos 1/2- Rosilda Cruz

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA

Tel – (71) 3103-3442

Adriana Jacob – (71) 9983-5278 - [email protected]

Maria Luísa Gouveia - (71) 9154-3321 - [email protected] 


IMAGENS (clique para ampliar)


Vende- se em Porto Seguro BA
(4)
atualizada em 19/03/2024
Altos e Baixos - Malu Estevão
(48)
atualizada em 28/12/2018
Baladas
(35)
atualizada em 28/10/2015
Cristovão Moura
(2)
atualizada em 09/06/2009
Humor
(37)
atualizada em 09/05/2013
Internacional
(692)
atualizada em 02/12/2023
Local
(742)
atualizada em 08/03/2024
Meio Ambiente
(238)
atualizada em 20/03/2024
Nacional
(3549)
atualizada em 19/04/2024
Novos Talentos
(35)
atualizada em 11/06/2020
Parceiros
(15)
atualizada em 23/11/2022
Regional
(4334)
atualizada em 18/04/2024

Cintia: Malu maravilhosa como é bom estar de volta neste lugar e ouvir a alternativa aqui nesta Paz.
Malu: Strok queridissio, q prazer saber noticias sua. Sdd, continuamos no msm endereço, quando quiser da a honra de sua visita colocaremos o papo em dia. Grande abraço.
striknina : passando para dizer que ainda estou rolando os dados kkkk abraço do amigo de sempre striknina!!!
Lucia São Paulo: Parabéns Malu Estevao, pela produção musical. Muito Top
Rafaella Reis: Boa tarde! Sou Rafaella, da Arttha Gestão & RH. Tudo bem? Estamos realizando o processo seletivo para a contratação de um gerente de Hotelaria para atuar no Villa dos Nativos Boutique Hotel. Pode nos apoiar com a captação de candidatos locais? O cadastro pode ser realizado no link a seguir, em nossa plataforma: https://arttha.g upy.io/jobs/1426 292 Muito obrigada pelo suporte.
Malu: Olá Edson, além de alguns q rolam na programação diária, vc tb pode ouvir muitos rocks clássicos no horário de 21 as 3 da madruga. Só Rock n roll.
Édson colibri: Saudade de um rock classicao toca ai
paulo doido: TOCA RAUL POOOO!!
rogério portugal: ta faltando um modão nessa radio hein galerar!
pedro do bar: som massaaaaaaaaaaaa !!
Cristina Porto Seguro: Malu Mulher, vc sempre Top. Otima programação
bruno barriga: bomdia galera muito bom ouvir um som massa logo cedo!!!! um abraco pra galera da radio!!
Rafa Abade "Coringa": Maluuuu passando pra mandar um abração virtual rsrs eh nozes!
gerson do taquaral: RADIO SHOW!!!
Sergio Henrique: Adorei sua radio Malu Estevão. E este lugar q maravilha. Quantas vezes eu voltar a porto seguro farei questão em reve la e tb me energizar neste local mágico. Muito obrigado por me receber. Programação da alternativa e muito diferenciada. Parabéns!
Malu Estevão: Feliz Ano Novo, galera! Prosperidade, saude, educação e principalmente muito amor e paz eh o q desejamos a todos. 2020 feliz!
Julia porto seguro: Malu Mulher é sempre muito bom estar com voce maravilhosa. Parabéns por manter a alternativa no ar sempre oferecendo musica de qualidade. Beijos e obrigada por me receber tão bem.
Rogério Pinhais: Que foda a programação e o portal! Vou acompanhar!!!
Augusto Poeto Seguro Ba: excelente programação musical. Parabéns Malu Estevão
Marco Rasta: Malú mulher!!! Trabalhando e curtindo um bom som na Alternativa! Bj
Gazo: Parabéns minha amiga! A Alternativa OnLine continua Show de bola. Bjs.
Julio Porto Seguro Ba: Demais esta radio alternativa. E a energia do local onde funciona é alto astral como a boa energia da Malu Estevão responsável por toda programação. Parabens Malu e obrigado por me receber tão bem.
Malu: Nárrima Lima, por favor mande material de divulgação para o email da radio. radio.alternativ [email protected] terei prazer em divulga lo. abc
Nárrima Lima - IFBA: Gostaríamos de solicitar o apoio de Vocês na divulgação do Edital de Seleção. No Campus Porto Seguro, ofertamos os seguintes cursos Técnico Integrado: Alimentos, Informática e Biocombustíveis . A partir de hoje, as inscrições já podem ser realizadas exclusivamente através do site selecao.ifba.edu .br . No campus Porto Seguro, a partir de 03/07, os pedidos de isenção ou candidatos que tenham dificuldade de acesso a internet, poderão usar nossas instalações das 13:30 às 17 horas. Na oportunidade, convidamos Vocês da Rádio Alternativa Online para um coffee break no dia 10 de julho, às 10 h , no campus Porto Seguro, onde as novidades referentes ao Prosel serão divulgadas para os gestores da rede pública e mídia em geral. Desde já, agradecemos a atenção. Cord ialmente.
Viviane: Vou preparar uns posts para voce amiga, acontecendo vários eventos muito bons por aqui...verão gritando! Aguarda!1

Você é nosso visitante nº 8719328

copyrighted ©2009-2024 - rádio alternativa online - desenvolvido por effecta - todos os direitos reservados.