Regional | Publicado em 22/02/2014
Restauração do Forte São Marcelo, em Salvador‏
 PAC Cidades Históricas publica edital para restauração do Forte São Marcelo

 



O monumento se encontra sem uso, sob intervenção judicial e vigilância do IPHAN.

 


Para garantir a preservação da integridade física do Forte São Marcelo e assegurar o seu retorno ao cenário turístico, a sociedade soteropolitana, aos visitantes e estudiosos do Patrimônio Histórico e Cultural, o Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, através do IPHAN, publicou na última terça-feira (18) no DOU, o edital de licitação, para contratação de projetos complementares e obra para a reconstituição das fundações e estabilização da estrutura do monumento. Esta licitação será na modalidade Regime Diferenciado de Contratações – RDC (
Lei nº 12.462/2011) e a entrega das propostas será no dia 21 de março, às 9 horas, na sede da Superintendência do IPHAN na Bahia.

 

O Forte São Marcelo, situado na Baía de Todos os Santos, em Salvador, conta com uma localização privilegiada, tanto do ponto de vista urbano como do ponto de vista geográfico. É um dos monumentos de maior destaque do ponto de vista panorâmico da cidade alta (vista da Praça da Sé), a qual, conjuntamente com o Mercado Modelo, Rampa do Mercado, Monumento aos Povos, Elevador Lacerda e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia se apresentam dentro do conjunto de monumentos de elevada relevância arquitetônica localizada na cidade baixa e adjacentes a zona portuária de Salvador.

 

Mas, apesar de ser um exemplar raro da arquitetura militar no país e segundo exemplar mundial, o Forte São Marcelo se encontra em precárias condições de conservação e risco de instabilidade, devido a possibilidade de colapso estrutural da muralha que compõe o anel de contenção da edificação do perímetro da fortaleza. Tanto o sistema estrutural precário, como os ambientes degradados da fortaleza, são fatores impeditivos ao uso e visitação ao monumento. Em 2011, a Justiça Federal determinou a desocupação e a reintegração de posse ao IPHAN, que passou a zelar e garantir a segurança do patrimônio tombado.

 

O PAC Cidades Históricas, mais do que conservar imóveis tombados, privilegia a recuperação de edificações destinadas a atividades que favoreçam a vitalidade dos sítios históricos. Para o Forte São Marcelo, viabilizará as intervenções propostas no plano de trabalho, através da contratação dos projetos complementares executivos (estrutural e hidrosanitário com instalação de filtro anaeróbico) e a execução das obras, que promoverão à reconstituição da fundação da fortaleza correspondente a muralha periférica subdivididas em zona submersa, zona de influência da maré e zona acima da linha da maré, além da recuperação estrutural das abóbadas (de aresta e de berço), que compõem a cobertura das celas que correspondem ao caminho de ronda do pavimento. Será também objeto de recuperação todos os ambientes internos, a pavimentação da praça das armas, o píer de acesso, as passarelas de servidão, o caminho de ronda, restauração das esquadrias, revisão das instalações elétricas e hidro sanitárias e a construção de uma passarela de acesso. O responsável pela gestão do projeto e acompanhamento dos serviços será a Coordenação Técnica da Superintendência do IPHAN na Bahia.

 

O superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, informou que um segundo edital será publicado, visando as obras de restauração dos ambientes e do programa de uso do Forte São Marcelo. “Deverão ser recuperados fielmente os aspectos históricos da arquitetura, o que irá configurar uma solução estrutural que confira estabilidade perene as fundações da fortificação e, desse modo, também de todo o monumento”, ressaltou.

 

“Atualmente o monumento está com a visitação suspensa, entretanto, consideramos importante a possibilidade de ampliação do espaço de visitação ou criação de atrativos culturais de cunho social e turístico, uma vez que a organização destes equipamentos irá enriquecer e incrementar a arrecadação financeira, para manutenção do monumento, contribuindo para o desenvolvimento turístico da cidade de Salvador, especialmente da cidade baixa”, disse Carlos Amorim.

 

 

Forte de planta circular

 

A possibilidade de uma nova invasão holandesa, em 1650,  foi a justificativa da construção do Forte São Marcelo, na Baía de Todos os Santos, também conhecido, popularmente, como Forte do Mar. Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros dacosta, fronteiro ao centro histórico da cidade, destaca-se por se encontrar dentro das águas, como o Forte Tamandaré da Laje, no Rio de Janeiro, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal).

 

Sua função era impedir a entrada ao porto, cruzando fogo com os fortes de São Francisco, São Felipe e São Paulo da Gamboa. Sua planta é constituída por um torreão central envolvido por um anel de igual altura formado pelo terrapleno perimetral e quartéis. Sua construção, iniciada pelo engenheiro francês Felipe Guiton e continuada pelo seu conterrâneo o engenheiro Pedro Garcin, é em cantaria de arenito até a linha de água e o restante em alvenaria de pedra irregular. Possui teto em abóboda de berço e, no seu interior, podem ser encontrados bancos embrechados de conchas. Foi inscrito nos Livros de Belas Artes e Histórico, em 25-05-1938.



Rosilane Barbosa
Assessoria de comunicação do IPHAN
[email protected]
(71) 3321 0256 - 99644630




 

 

Fotos: divulgação – IPHAN-BA

IMAGENS (clique para ampliar)


Vende- se em Porto Seguro BA
(4)
atualizada em 19/03/2024
Altos e Baixos - Malu Estevão
(48)
atualizada em 28/12/2018
Baladas
(35)
atualizada em 28/10/2015
Cristovão Moura
(2)
atualizada em 09/06/2009
Humor
(37)
atualizada em 09/05/2013
Internacional
(692)
atualizada em 02/12/2023
Local
(742)
atualizada em 08/03/2024
Meio Ambiente
(238)
atualizada em 20/03/2024
Nacional
(3544)
atualizada em 22/03/2024
Novos Talentos
(35)
atualizada em 11/06/2020
Parceiros
(15)
atualizada em 23/11/2022
Regional
(4320)
atualizada em 24/03/2024

Cintia: Malu maravilhosa como é bom estar de volta neste lugar e ouvir a alternativa aqui nesta Paz.
Malu: Strok queridissio, q prazer saber noticias sua. Sdd, continuamos no msm endereço, quando quiser da a honra de sua visita colocaremos o papo em dia. Grande abraço.
striknina : passando para dizer que ainda estou rolando os dados kkkk abraço do amigo de sempre striknina!!!
Lucia São Paulo: Parabéns Malu Estevao, pela produção musical. Muito Top
Rafaella Reis: Boa tarde! Sou Rafaella, da Arttha Gestão & RH. Tudo bem? Estamos realizando o processo seletivo para a contratação de um gerente de Hotelaria para atuar no Villa dos Nativos Boutique Hotel. Pode nos apoiar com a captação de candidatos locais? O cadastro pode ser realizado no link a seguir, em nossa plataforma: https://arttha.g upy.io/jobs/1426 292 Muito obrigada pelo suporte.
Malu: Olá Edson, além de alguns q rolam na programação diária, vc tb pode ouvir muitos rocks clássicos no horário de 21 as 3 da madruga. Só Rock n roll.
Édson colibri: Saudade de um rock classicao toca ai
paulo doido: TOCA RAUL POOOO!!
rogério portugal: ta faltando um modão nessa radio hein galerar!
pedro do bar: som massaaaaaaaaaaaa !!
Cristina Porto Seguro: Malu Mulher, vc sempre Top. Otima programação
bruno barriga: bomdia galera muito bom ouvir um som massa logo cedo!!!! um abraco pra galera da radio!!
Rafa Abade "Coringa": Maluuuu passando pra mandar um abração virtual rsrs eh nozes!
gerson do taquaral: RADIO SHOW!!!
Sergio Henrique: Adorei sua radio Malu Estevão. E este lugar q maravilha. Quantas vezes eu voltar a porto seguro farei questão em reve la e tb me energizar neste local mágico. Muito obrigado por me receber. Programação da alternativa e muito diferenciada. Parabéns!
Malu Estevão: Feliz Ano Novo, galera! Prosperidade, saude, educação e principalmente muito amor e paz eh o q desejamos a todos. 2020 feliz!
Julia porto seguro: Malu Mulher é sempre muito bom estar com voce maravilhosa. Parabéns por manter a alternativa no ar sempre oferecendo musica de qualidade. Beijos e obrigada por me receber tão bem.
Rogério Pinhais: Que foda a programação e o portal! Vou acompanhar!!!
Augusto Poeto Seguro Ba: excelente programação musical. Parabéns Malu Estevão
Marco Rasta: Malú mulher!!! Trabalhando e curtindo um bom som na Alternativa! Bj
Gazo: Parabéns minha amiga! A Alternativa OnLine continua Show de bola. Bjs.
Julio Porto Seguro Ba: Demais esta radio alternativa. E a energia do local onde funciona é alto astral como a boa energia da Malu Estevão responsável por toda programação. Parabens Malu e obrigado por me receber tão bem.
Malu: Nárrima Lima, por favor mande material de divulgação para o email da radio. radio.alternativ [email protected] terei prazer em divulga lo. abc
Nárrima Lima - IFBA: Gostaríamos de solicitar o apoio de Vocês na divulgação do Edital de Seleção. No Campus Porto Seguro, ofertamos os seguintes cursos Técnico Integrado: Alimentos, Informática e Biocombustíveis . A partir de hoje, as inscrições já podem ser realizadas exclusivamente através do site selecao.ifba.edu .br . No campus Porto Seguro, a partir de 03/07, os pedidos de isenção ou candidatos que tenham dificuldade de acesso a internet, poderão usar nossas instalações das 13:30 às 17 horas. Na oportunidade, convidamos Vocês da Rádio Alternativa Online para um coffee break no dia 10 de julho, às 10 h , no campus Porto Seguro, onde as novidades referentes ao Prosel serão divulgadas para os gestores da rede pública e mídia em geral. Desde já, agradecemos a atenção. Cord ialmente.
Viviane: Vou preparar uns posts para voce amiga, acontecendo vários eventos muito bons por aqui...verão gritando! Aguarda!1

Você é nosso visitante nº 8603649

copyrighted ©2009-2024 - rádio alternativa online - desenvolvido por effecta - todos os direitos reservados.